• RX Portugal

Pneus Hoosier com teste positivo para o Kartcross

A GO.NOW Motorsport levou a cabo positivo teste de pneus Hoosier com vista a potencial fornecimento da grelha do Campeonato de Portugal de Kartcross by Diatosta.


A GO.NOW Motorsport, promotora do RX Portugal by Diatosta, levou a cabo um segundo teste com os pneus Hoosier, uma vez mais na pista da Costilha, em Lousada, e com os resultados a apresentarem melhorias face ao primeiro ensaio.



No primeiro ensaio com o composto macio pneus norte-americanos o resultado não foi o esperado, com as borrachas a acabarem por se revelar demasiado macias. Contudo, neste segundo teste com o composto mais duro as conclusões foram mais animadoras.


“No primeiro teste com o composto médio da Hoosier percebemos que o pneu era muito macio,” começa por explicar Luís Marinho, um dos responsáveis da GO.NOW Motorsport.


“Já neste segundo ensaio, levado à cabo em Lousada, à semelhança do primeiro, usámos o composto mais duro do fabricante norte-americano, e a verdade é que passou claramente no teste! Foram completadas 21 voltas ao Eurocircuito de Lousada e, ainda assim, o pneu apresentou condições para fazer aproximadamente mais 10 voltas,” continua.


Uma prestação muito interessante quando se tem em conta que os pilotos do Campeonato de Portugal de Kartcross by Diatosta, para os quais este pneu é pensado, efectuam entre 34 a 40 voltas por jornada, dependendo do número de passagens que fazem pela linha de meta nos treinos livres e cronometrados.



Luís Marinho explica ainda que “foram feitas várias alterações à pressão do pneu até se chegar a uma conclusão, mas isso é algo que depois caberá a cada piloto decidir em função das afinações que tem no Kartcross.”


Ainda não há qualquer decisão quanto à introdução deste pneu no Campeonato, mas os resultados deixam a porta aberta para essa possibilidade, o que a concretizar-se traria para as pistas de Ralicross a marca do Indiana, nos Estados Unidos, cujas origens remontam aos anos 50 do século passado e às corridas em pequenas pistas de asfalto. Actualmente a marca é uma das maiores fabricantes de pneus de competição do mundo, oferecendo mais de 1.000 tipos de pneus de corrida diferentes.

291 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
1/12