1/10
  • RX Portugal

João Ribeiro no pódio do Euro RX Hungria

Tetra-Campeão Nacional de Super 1600 deu início à época do Europeu de Rallycross com positivo terceiro lugar em Nyirád.



Dificilmente se podia pedir mais do arranque da época europeísta de João Ribeiro. Aos comandos do Audi A1 da categoria RX3, o terta-Campeão do RX Portugal foi à Hungria para assinar um brilhante terceiro lugar final no que foi um final de jornada em crescendo.


O início, no sábado, não foi o melhor. Ao sétimo lugar na primeira manga de Qualificação seguiu-se uma desistência devido uma transmissão partida. Ainda assim, a equipa de assistência do português apresentou-se a um excelente nível, recuperando o Audi A1 de forma brilhante. Um trabalho que permitiu a Ribeiro ir para a derradeira Qualificação cheio de motivação e que acabou mesmo por se traduzir na vitória.


Contudo, a tarefa não foi fácil já que depois de se ver forçado a ficar-se pela segunda posição após a primeira curva, João Ribeiro foi ainda prejudicado por um toque que o relegou para quinto. Mas a verdade é que o piloto não se resignou e atacou forte, optando também por efectuar a Joker Lap logo na primeira volta. Com a obrigação de cumprir a volta mais longa despachada logo de início, Ribeiro impôs um ritmo muito forte para garantir o triunfo e, com isso, o apuramento para a Semi-Final 2, um particular onde garantiu a segunda posição, tirada onde conseguiu um muito positivo terceiro lugar.


“Depois de termos vencido a terceira qualificação, num dia em visível evolução, na Final conseguimos terminar num prestigiado pódio, na primeira ronda do Euro RX3. Estamos com o sentimento de dever cumprido, pois foi uma Final de “trás para a frente” e conseguimos andar no mesmo ritmo do vencedor,” disse João Ribeiro em forma de balanço de um fim-de-semana em que o grande vencedor foi Kobe Pauwels.


O outro português também a marcar presença foi Nuno Araújo que, apesar de não ter tido tantos contratempos, não logrou garantir um lugar na Final, isto apesar de ter sido quarto na Semi-Final 2.


Foto: OMS

223 visualizações0 comentário