• RX Portugal

88 inscritos no arranque da época 2021 do RX Portugal by Diatosta

Temporada do Campeonato de Portugal de Ralicross by Diatosta começa já neste fim-de-semana em Lousada com promessa de emoções fortes.



Dificilmente se podia pedir mais de uma prova que marca o início de uma época conturbada pela pandemia de Covid-19, com 88 pilotos a responderem à chamada para o tão esperado arranque do RX Portugal by Diatosta.


Na categoria principal, além de José Lameiro, que dá início à defesa do título aos comandos do Skoda Fabia, e do também experiente Joaquim Santos, com um Ford Fiesta, destaque para o piloto italo-sueco Oscar Ortfeldt. Com passagens por competições tão distintas como o WRC e o SuperTrofeu, Ortfeldt já participou em provas de Ralicross, na categoria SuperCar, em Itália e aposta agora no competitivo Campeonato de Portugal de Ralicross by Diatosta com um Fiesta. Na Nacional 4WD, Daniel Pacheco será o único participante nesta Divisão, estreando o seu Mitsubishi.


Mas esta não é a única novidade a seguir com atenção, já que o jovem João Novo vai fazer algo que era mais usual nas décadas de 50 e 60 dos desportos motorizados. Ou seja, não contente com os desafios que vai ter pela frente com o Citroën DS3 nos SuperCar, Novo vai também alinhar na segunda categoria mais potente, a S1600, com um C2.


Também na S1600, como não podia deixar de ser, Rogério Sousa prepara-se para iniciar a luta pela revalidação do título, mas a tarefa não se antevê fácil. O tri-campeão João Ribeiro está de regresso às pistas, enquanto o vice-campeão Joaquim Machado está apostado em melhorar a classificação absoluta no final da época, ao que se junta ainda o retorno de José Eduardo Rodrigues após uma temporada no Camião Racing. Já Nuno Araújo estreia do seu o novo Audi S1600 da EQS.


Já na Nacional 1600, as alterações ao regulamento técnico já se fazem sentir, com o número de inscritos a aumentar e com o antigo bi-campeão Pedro Tiago a optar também pelo regresso.


Na 2RM, olhos postos em Andreia Sousa, que defende a coroa contra perto de uma dezena de concorrentes.


Enquanto isso, no Kartcross, Jorge Gonzaga prepara-se para dar início à revalidação do ceptro com novo carro, mas terá de contar com a esperada forte oposição do hepta-campeão nacional Pedro Rosário. Quem se junta a estes dois, numa lista que conta com perto de três dezenas de inscritos no total, são os lousadenses Luís Morais, que também vai alinhar em algumas provas do Europeu de Ralis, e Américo Sousa, Campeão da Nacional 1600, ambos a experimentar a categoria.


Ainda no Kartcross, mas no que toca ao novo Troféu Júnior Kartcross, foram sete os jovens pilotos entre os 13 e os 17 anos a responder à chamada, vários deles espanhóis. Uma lista de inscritos promissora, em boa parte pelo facto das máquinas usadas serem as mesmas dos séniores, excepção feita à limitação às 9.000 rpm, pneus mais duros e suspensão de uma só via.


Estão assim lançados os dados para o que promete ser uma ronda muito disputada onde apenas o público vai ser obrigado a ter falta de comparência devido às restrições a que a pandemia de Covid-19 obriga. Seja como for, as emoções vão poder a continuar ser vividas ao rubro e em directo graças à transmissão total de todas as provas da época em livestreaming nos canais oficiais do RX Portugal by Diatosta.

882 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
1/12